Os treinadores da Formação para 2022/23

Capucho assume o comando técnico dos Sub-19 e Ricardo Costa é o novo treinador dos Sub-17.

Já são conhecidos os treinadores das equipas de Formação do FC Porto para a temporada que se avizinha e a primeira novidade é a chegada de Capucho ao comando técnico dos Sub-19. Nos Sub-17, o novo treinador é Ricardo Costa, também ele um ex-jogador e com o nome inscrito em várias páginas douradas da história do FC Porto. Enquanto Ricardo Malafaia assume a equipa de Sub-16, José Violante prepara-se para comandar os Sub-15 azuis e brancos em 2022/23, ficando ainda Tozé no comando técnico dos Sub-14. Fernando Gomes, Diretor da Formação portista, falou do início de um novo ciclo, ideia reforçada por Filipe Ribeiro, que recentemente assumiu as funções de Coordenador Técnico.

Fernando Gomes
“A nova estrutura da Formação para a época 2022/23 vai ser composta, sobretudo, pelos escalões dos Sub-14 aos Sub-19, que são os que vão competir a nível nacional. A equipa diretiva vai ser composta por mim, pelo professor Filipe Ribeiro e pelo João Pinto. Nos Sub-19 vamos ter o regresso de um grande campeão, o Capucho, não só como futebolista mas também como treinador, e temos também a aposta no Ricardo Costa, que também é um grande campeão pelo FC Porto. Vamos apostar nele pela primeira vez na Formação e acreditamos nele. Depois há a continuidade do Ricardo Malafaia, nos Sub-16, o José Violante nos Sub-15 e o Tozé nos Sub-14. Vamos entrar num novo ciclo, não fazendo ruturas com o passado mas ainda com mais mística. A nossa missão é formar campeões para a equipa principal, essa é a missão da Formação do FC Porto. Estamos todos imbuídos do mesmo espírito, um espírito de trabalho, de conquista e de ambição para que o FC Porto consiga formar campeões para o futuro.”

Filipe Ribeiro
“A ideia é que esta época haja uma dinâmica transversal a toda a Formação do FC Porto e que diariamente possamos trabalhar essa ideia. É importante que todos estejam identificados com essa dinâmica e é a isso que nos propomos. Queremos estabelecer um conjunto de medidas que nos aproxime das equipas e eu próprio farei esse esforço para estar sempre próximo das nossas equipas. Vamos trabalhar diariamente com o nível de exigência que o FC Porto merece. Queremos ter um olhar diferenciado sobre o potencial dos nossos jogadores e queremos que o desenvolvimento deles seja diário.”

Fonte: fcporto.pt