Audiodescrição vai estar disponível no Dragão em 87.6 FM

Relato inclusivo arrancou na temporada passada e muda agora de frequência.

O Estádio do Dragão vai disponibilizar um serviço de audiodescrição em todos os jogos do FC Porto durante a época 2022/23. A frequência muda para a nova temporada, estando este relato agora disponível em 87.6 FM. A frequência funciona unicamente no Estádio, mas para quem se encontre noutras zonas, será possível aceder ao relato por via digital, através do Portal e App FC Porto.

O relato audiodescritivo é semelhante ao comum que todos estão habituados a escutar na rádio ou na televisão, mas com uma preocupação extra em acrescentar detalhes que podem fazer a diferença a quem não consegue ver o jogo. Aspetos como a localização no campo, a direção e altura dos remates, as variações de flanco ou a própria identidade dos jogadores acabam por ter uma importância maior do que o lado performativo.

Está disponível um minidocumentário sobre este projeto, que eterniza a forma como o tema foi tratado pelo FC Porto e demonstra a fase 0 (preparação) e 1 (teste) deste projeto que visa mostrar um relato diferente, mais inclusivo e que, ao contrário do que muitos podem pensar, não é apenas para cegos.

Fonte: fcporto.pt