José Manuel Borges renova até 2024

Treinador da natação do FC Porto prolonga contrato por mais dois anos.

José Manuel Borges continuará como timoneiro da natação azul e branca até 2024. Chegado ao comando técnico do FC Porto em 2018 – depois de orientar atletas nas Olimpíadas de Atlanta (1996), Atenas (2004) e Londres (2012) -, o antigo nadador já havia representado o clube entre 1972 e 1980, período em que se sagrou campeão e recordista nacional. Acabado de prolongar vínculo por mais duas temporadas com o emblema de que é adepto e sócio, José Manuel Borges revelou o “orgulho” que sente por poder orientar “o clube em Portugal que disponibiliza melhores condições de preparação aos atletas”. “É um privilégio poder continuar este trabalho com o objetivo de continuar a evoluir e podermos ter mais atletas em competições de outro nível, nomeadamente nos Jogos Olímpicos”, declarou o treinador da natação portista.

Trabalho a médio e longo prazo com vista para os Jogos
“Continua a ser um orgulho e um privilégio manter esta ligação ao FC Porto. Representa a possibilidade de podermos continuar um trabalho cujos resultados aparecem no médio e longo prazo. Passámos dois anos, dos quatro em que aqui estou, muito difíceis devido à pandemia. Houve uma perda muito grande de jovens para fazermos captações e dificuldades enormes por termos estado praticamente um ano sem competir. Agora as coisas retomaram a normalidade, temos cedido atletas à seleção nacional para participarem nos Campeonatos da Europa de juniores e também um sénior. É um privilégio poder continuar este trabalho com o objetivo de continuar a evoluir e podermos ter mais atletas em competições de outro nível, nomeadamente nos Jogos Olímpicos.”

O Grupo de Alto Rendimento em Campanhã
“Esse foi, a meu ver, um passo extraordinário. O FC Porto é, sem dúvida alguma, o clube em Portugal que disponibiliza melhores condições de preparação aos atletas. A grande dificuldade é que, não sendo profissionais, sentimos naturais dificuldades em conciliar a vida desportiva com a vida académica. 75 ou 80 por cento dos atletas da equipa principal são estudantes universitários e tentamos disponibilizar condições de trabalho ao nível dos Centros de Alto Rendimento existentes em Portugal. Tentamos convencê-los a fazer uma aposta mais acesa, direta e constante na procura de resultados de nível mais elevado. O primeiro ano correu bem, há ajustes que têm de se fazer, mas o essencial está lá. O clube disponibiliza a todos os atletas de Alto Rendimento, as melhores condições com uma equipa multidisciplinar composta por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas em permanência à hora do treino. Isso possibilita agendar horários de treino que permitem aos atletas fazer duas sessões no mesmo dia e terem tempo para a sua vida académica. O caminho é este, essa parte está feita, o clube já fez o que era possível, resta-nos aproveitar essas condições e trabalhar para potenciar os resultados.”

Fonte: fcporto.pt