Campeões de Portugal e do Mundo exultam com mais uma conquista

Hóquei em patins do FC Porto juntou o título nacional às conquistas da Taça Intercontinental e de Portugal.

Vencedores da Taça de Portugal, Campeões do Mundo e, agora, Campeões de Portugal! Sobre patins não há ninguém como o FC Porto. No quinto e derradeiro clássico da final da Liga de hóquei, os portistas receberam e bateram o Benfica e venceram tanto o jogo como a eliminatória por 3-2. Após o soar da buzina que assinalou o 24.º título nacional, dirigentes, equipa técnica e jogadores falaram numa época quase perfeita que culminou com a conquista da última de três competições oficiais do calendário hoquístico.

Eurico Pinto
“Foi o culminar de um ano fantástico, de muito trabalho de um grupo de jogadores e de uma equipa técnica fantástica. Conquistámos todos os troféus em disputa. Dedico-os aos atletas, a todo o staff, ao Ricardo (Ares), que encarnou o nosso espírito assim que chegou ao Porto e que transmitiu uma ambição tremenda ao plantel. Também o dedico a duas pessoas especiais. Ao nosso presidente, que sempre nos apoiou em todos os momentos, nos maus, nos bons, e que também tem uma quota parte de responsabilidade neste título. Como sempre à minha família e, em especial, a uma pessoa que está sempre por detrás de todos os títulos, que é o meu pai (Ilídio Pinto) e que, felizmente, nos está a ver e tenho a certeza de que estará muito feliz.”

Ricardo Ares
“Fomos os melhores desde a primeira jornada. O Benfica foi um adversário muito duro, como sempre, mas acredito que merecíamos isto pela forma como trabalhámos. Importante aqui é que ainda há muito por onde melhorar e que ainda queremos mais. A humildade dos jogadores, querem ser melhores todos os dias, faz parte da nossa forma de trabalhar. O que se passou ontem já não interessa para nada hoje. Faltou-nos a Elite Cup, que perdemos na final, mas estamos muito felizes. Quero dedicar aos meus filhos e à minha mulher, que abdicaram de muito em prol deste meu sonho. Sofremos muito por estarmos separados, mas é tudo para eles.”

Reinaldo García
“É fantástico. É o culminar de uma época que não poderia ser melhor. Este é o título mais importante que podíamos conquistar. O objetivo foi cumprido, estou muito feliz porque merecíamos isto. Fomos a equipa mais regular durante toda a temporada e trabalhámos imenso para consegui-lo. Estamos de parabéns, nós e o público. Quero agradecer-lhes por todo o apoio. Foi muito difícil, mas estou muito feliz porque nos mantivemos sempre unidos.

Rafa
“Ganhar é sempre bom, pelo FC Porto é melhor ainda. Ter estes adeptos aqui connosco… hoje era impossível não ganharmos. Com um Dragão Arena assim somos imbatíveis e provámo-lo nesta eliminatória. O Benfica fez grandes jogos, o que só dignificou ainda mais a nossa vitória, mas eu acho que se fez justiça por tudo o que fizemos esta época. Fomos, sem dúvida alguma, a melhor equipa. Numa final todos os jogos são complicados, mas vencemos com todo o mérito. O mais importante era chegar ao fim com mais um golo do que o adversário e sermos campeões.”

Tiago Rodrigues
“Não consigo descrever isto por palavras. Peço que filmem para as pessoas perceberem o que estamos a sentir. É um dia que ficará para sempre na minha memória.”

Telmo Pinto
“Nunca ganhei nem nunca hei de ganhar nada sozinho. Felizmente voltei para o meu clube do coração que é também uma família. O FC Porto merecia e merece voltar a este nível, tornámos a fazer história e ganhámos os três títulos oficias da época. Esta equipa e este público merecem tudo. Parabéns ao FC Porto. Todos os títulos são saborosos e ficam no nosso coração, mas esta época foi muito desgastante e isso viu-se neste jogo de muitos nervos. Passámos um mês praticamente sem treinar, só a competir, com muita ansiedade, mas acho que o trabalho de todos foi recompensado. Ganhámos tudo, foi uma época fenomenal.”

Carlo Di Benedetto
“Foi um jogo muito difícil. Já sabíamos que ia ser assim, mas, em casa e com todos a apoiar-nos, lutámos até ao fim.”

Gonçalo Alves
“É o culminar de uma grande época da nossa parte. Foi duro ganhar este campeonato. Pelo segundo ano consecutivo ficámos em primeiro da fase regular e tivemos que vir até aqui para vencermos o campeonato. É indescritível poder festejar este título. Ganhar neste clube é um orgulho enorme. A mim, portista, sabe-me sempre muito bem. Quero agradecer à minha família, que está presente em todos os momentos, a este público e a todos os que ficaram em casa a torcer por nós. Agradecer-lhes porque nos apoiaram e criticaram quando tinham de criticar durante todo o ano, deram-nos ainda mais força para vencermos este título. É espetacular. O meu avô faleceu há algum tempo, mas sempre que venço alguma coisa dedico-lhe a ele e à minha família. Acompanhou-me sempre e não posso deixar de lhe dedicar este título.”

Xavier Barroso
“É o meu primeiro título de campeão de Portugal. Quero dedicá-lo ao Miguel: este título é para ti, esta medalha é tua. Sabemos que estás a passar por um momento difícil, mas vivemo-lo todos juntos e vamos superá-lo todos juntos.”

Carlitos Ramos
“É muito especial. Sempre sonhei com isto, jogar e ser campeão num clube tão grande como o FC Porto. Este ano ganhámos todas as competições em que estivemos presentes e é muito bom. Trabalhámos muito bem e está aqui a prova. Agora é festejar, estou muito agradecido.”

Ezequiel Mena
“É uma alegria imensa e o fruto do trabalho de todo ano. Estamos muito felizes e só queremos festejar. O apoio do público é incrível, dá-nos muita força e esperemos que nos continuem a acompanhar sempre porque são uma força extra e muito importantes para nós. Todo o esforço valeu a pena, mando um beijinho para toda a minha família que me acompanha desde a Argentina.”

Fonte: fcporto.pt