Sérgio Conceição já igualou Pedroto e está perto de ultrapassar o registo da década de 80

FC Porto somou cinco em cinco sem sofrer golos e pode criar novo recorde se vencer o Rio Ave.

O FC Porto de Sérgio Conceição tem estado em grande forma desde que o técnico assumiu o clube nesta época. Sob a sua alçada, os Dragões conquistaram apenas vitórias nos cinco primeiros jogos oficiais e seguem no primeiro lugar do campeonato em igualdade pontual com o Sporting.

A boa forma do técnico dos azuis e brancos não passou despercebida e já igualou uma marca deixada pela antiga glória dos Dragões, José Maria Pedroto, que na temporada 1983/84 fez semelhante ao vencer cinco jogos seguidos sem sofrer golos. No entanto, o atual treinador do FC Porto tem um registo melhor visto que marcou mais golos em jogos oficiais desde que assumiu o comando da equipa. os Dragões de Sérgio Conceição marcaram 12 tentos enquanto que Pedroto se ficou pelos 10.

Para superar sem margem de dúvidas o registo de Pedroto, Sérgio Conceição necessita de apenas mais um triunfo com a ‘folha limpa’ para chegar ao seis seguidos sem sofrer golos. A marca pode ser batida no próximo encontro da Primeira Liga que está marcado para o próximo domingo, quando o FC Porto visitar o Rio Ave.

Recordando a temporada 1983/84, o registo de José Maria Pedroto cedeu ao sexto jogo. Depois de ter batido Salgueiros, Águeda, Sporting Espinho, SC Braga e Vitória de Guimarães, os Dragões foram derrotados pelo Benfica no antigo Estádio da Luz por 1-0 que terminou a série de jogos a vencer e sem sofrer golos.

Solidez defensiva é caso sério na Europa do futebol

O bom registo de Sérgio Conceição é um caso único nos principais campeonatos europeus. Para já, nenhuma equipa das cinco principais ligas conseguiu registo semelhante embora o Barcelona esteja bem encaminhado para igualar os azuis e brancos.

Em Espanha, os ‘culés’ ainda só disputaram três encontros, mas seguem com nove pontos, nove golos marcados e zero sofridos no arranque de La Liga. Nas próximas duas rondas, os ‘blaugrana’ enfrentam o Getafe e o Eibar na liga espanhola pelo que podem igualar o registo apresentado pelo FC Porto.

Em Itália e França os lideres do campeonato também seguem só com triunfos, mas tanto Juventus como PSG já sofreram golos nas partidas que disputaram. Já na Alemanha e em Inglaterra não há registos 100% vitoriosos visto que Manchester United e Borussia Dortmund (equipas que ocupam o primeiro posto das ligas) já cederam um empate.

Para já o foco de Sérgio Conceição está na Liga dos Campeões onde se vai estrear enquanto treinador. Frente ao Besiktas, o técnico vai disputar o encontro da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Mónaco e RB Leipzig fecham o grupo G da Champions.

Fonte: desporto.sapo.pt