Get a site

Rota do Dragão nas celebrações do Dia Internacional dos Museus

O historiador Joel Cleto é o anfitrião de excelência numa visita online à exposição permanente do Museu FC Porto. De 16 a 18 de maio, há seis episódios para descobrir nas redes sociais Instagram, Facebook e App FC Porto.

Dia Internacional dos Museus (DIM) assinala-se na próxima segunda-feira, 18 de maio, mas durante todo o fim de semana o Museu FC Porto vai celebrar a efeméride, partilhando seis momentos da Rota do Dragão com o historiador Joel Cleto. Para descobrir cada um destes capítulos de uma visita à exposição permanente, basta estar atento às redes sociais Instagram Facebook do Museu e à App FC Porto, onde serão publicados dois episódios no sábado, outros dois no domingo e, por fim, mais dois na segunda, sempre às 15:00 e às 19:00 horas.

A Rota do Dragão é um projeto inovador do Museu FC Porto em parceria com Joel Cleto e desenvolvido desde 2014, cruzando a riqueza da história do FC Porto com a memória da cidade Invicta. Estes passeios culturais decorrem dentro do Museu, mas também nas ruas do Porto, e a qualidade do projeto, sempre em evolução, foi reconhecida em 2019 com o Prémio Informação Turística pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Este ano, e no âmbito do DIM, cujas celebrações decorrem mundialmente sob o tema Museus para a igualdade: Diversidade e Inclusão, a Rota do Dragão revela um pouco mais sobre os caminhos da história que é possível percorrer na exposição permanente do Museu. Joel Cleto, também já distinguido pessoalmente pela APOM, é um anfitrião de excelência nesta visita online, uma das iniciativas em formato digital que o Museu realiza a pensar no Dia Internacional dos Museus e, ainda, na Noite Europeia dos Museus (este ano, assinalada a 16 de maio).

Também nas redes sociais, As Histórias que fazem parte de Nós  convidam o público a partilhar, em vídeo de duração máxima de 60 segundos, como a paixão pelo FC Porto faz sentir que se pertence à enorme e diversificada família azul e branca.  A criatividade fica muito bem neste desafio, que tem a marca de referência do Serviço Educativo do Museu, e os vídeos devem ser alojados aqui, até às 23:59 horas de 17 de maio (domingo).

Apesar dos constrangimentos atuais, o Museu FC Porto mantém a tradição e vai à procura do público nas celebrações do Dia Internacional dos Museus, procurando minimizar os efeitos do distanciamento social que continua a ser necessário no combate e controlo da Covid-19. A reabertura ao público deverá ser anunciada brevemente e está a ser preparada da forma que se impõe, criteriosa. Nesse sentido, o Museu FC Porto já se encontra reconhecido com o Selo Clean & Safe atribuído pelo Turismo de Portugal, e esta é mais uma razão de peso para acautelar o futuro e aproveitar a campanha de 50% de desconto  nos bilhetes Tour FC Porto – Museu + Estádio em vigor.

Fonte: fcporto.pt