Mais de 186 mil visitas Tour FC Porto no sexto ano do Museu

A afluência de visitantes estrangeiros superou os 41 por cento e contribuiu para outro melhor ano de sempre. A história portista e os encantos do Estádio do Dragão são atrações em crescimento continuado desde 2013.

O Museu FC Porto e o Tour FC Porto destacam-se por integrarem os espaços e experiências mais procuradas na cidade do Porto e na Região Norte do país. O sexto ano de atividade do Coração do Porto traduziu-se em mais de 186 mil visitas à exposição permanente e ao Estádio do Dragão, refletindo-se esse dado num crescimento de 55 por cento face ao registo de visitas do primeiro ano.

A história e o prestígio do FC Porto fazem parte das excelências da cidade Invicta e contribuem para a explicação de outro número de referência obrigatória no balanço do sexto ano de vida do Museu (inaugurado a 28 de setembro de 2013 e aberto ao público cerca de um mês depois, a 26 de outubro). Mais de 41 por cento dos Tour FC Porto foram realizados por visitantes estrangeiros, com a experiência Museu + Estádio do Dragão a continuar a captar público proveniente de 75 por cento dos países de todo o mundo.

O peso turístico do Tour FC Porto pode ainda ser decomposto no plano das nacionalidades de quem visita o Museu e o Dragão. Nessa perspetiva, e para lá de uma óbvia maioria de portugueses, França (23%), Espanha (19%), Brasil (16%), Itália (6%), Bélgica (6%), Grã-Bretanha (5%) e Alemanha (4%) sobressaem nos registos do último ano de atividade, sendo que os números de visitantes oriundos dos Estados Unidos da América, da Rússia, da Polónia e do México também revelaram crescimento.

O impacto turístico do Museu FC Porto é ainda acompanhado pela valorização continuada do projeto a nível cultural, pedagógico, lúdico e tecnológico. Ao longo do sexto ano de atividade, a importância do Museu mediu-se em reconhecimentos como os Prémios Parceria e Informação Turística da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), que distinguiram, respetivamente, as iniciativas ‘Histórias na Cidade’ e ‘Rota do Dragão’.

Noutra medida, os artigos TripAdvisor Experiences Insights “Success Story – Como o Museu FC Porto adapta novas tecnologias e o foco na experiência do visitante para atrair com sucesso público internacional” (um caso de estudo) e “4 formas de potenciar as vendas de um museu através da melhoria da experiência do visitante” posicionaram o sexto ano do Museu FC Porto como mais um período de atividade com grande visibilidade internacional, de resto, bem vincada pelo Prémio Travellers’ Choice que colocou o Museu, membro afiliado da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNTWO), entre os 5 melhores do país na plataforma TripAdvisor.

O reforço da programação dirigida a famílias e grupos escolares, a abertura do Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), o lançamento do livro ‘A Pele Do Dragão’, a realização de exposições fora de portas, com destaque para o evento ‘Nesta Casa Mora o Dragão’, ou a aposta num novo conceito de audioguias integrado na App Museu & Tour pertencem a um mosaico de iniciativas que concorreram para mais um ano de forte sucesso na vida do Museu FC Porto.

Fonte: fcporto.pt