Equipas turcas são o prato ideal para o FC Porto

Em oito jogos oficiais nas provas europeias, os azuis e brancos nunca perderam, somando seis vitórias e dois empates.

O FC Porto arranca a fase de grupos da edição 2017/18 da Liga dos Campeões com uma receção ao Besiktas, na quarta-feira, e, olhando para o passado com equipas turcas, os Dragões podem relaxar, pelo menos no plano teórico.

Em 8 partidas oficiais frente a emblemas do país euro-asiático, a formação azul e branca nunca averbou uma derrota. Foram 6 triunfos e 2 empates, todos acumulados na história recente do clube e alguns a servirem de prenúncio a conquistas europeias.

O primeiro adversário turco surgiu em 2002/03, época em que o FC Porto arrebatou a Taça UEFA. Nessa caminha triunfal, o Denizlispor foi uma das vítimas: goleado nas Antas por 6-1, acabaria por empatar na Turquia (2-2).

Cinco anos depois, em 2007, surgiu o Besiktas, com um saldo 100 por cento favorável aos portistas: 0-1 em Istambul e 2-0 no Dragão, na fase de grupos da Champions. Em 2010, novo duplo confronto entre as duas equipas, desta feita na Liga Europa, que o FC Porto acabaria por conquistar em Dublin: 3-1 em solo turco e uma igualdade (1-1) na Invicta.

De permeio, houve ainda uma fase de grupos da liga milionária partilhada com o Fenerbahçe. Aí, mas duas vitórias para os Dragões: 3-1 no Dragão e 2-1 em Istambul.

Fonte: ojogo.pt