Basquetebol: Regresso à normalidade

FC Porto quebrou o equilíbrio verificado na etapa inicial e carimbou um triunfo confortável em casa do Illiabum (84-63), na 12.ª ronda do campeonato.

O FC Porto regressou este sábado às vitórias no pavilhão do Illiabum (84-63), em jogo a contar para a 12.ª jornada da Liga. Os Dragões desbloquearam a partida na etapa complementar e, depois de um excelente arranque no terceiro período, geriram a larga vantagem até ao apito final.

A primeira parte foi equilibrada, muito graças às más percentagens de lançamento de ambas as equipas. Nos minutos finais do primeiro quarto, Moncho López agitou o encontro com a entrada do jovem Francisco Amarante, que empurrou os Dragões para a liderança com um triplo em cima da buzina. O afundanço de Preston Purifoy, a dois minutos do intervalo, foi o destaque de toda a primeira parte e deu confiança aos Dragões para se manterem na frente até ao final dos primeiros 20 minutos. Kayel Locke, titular pela primeira vez na formação azul e branca, fechou a etapa inicial bem perto de um duplo-duplo (11 pontos e seis ressaltos).

O arranque dominador do FC Porto no terceiro período permitiu alargar distâncias. Os Dragões limitaram o Illiabum a apenas 11 pontos e concretizaram 27, levando uma vantagem de 18 pontos para o derradeiro quarto. No último período, os portistas geriram a liderança, que chegou a ter uma diferença de 25 pontos, e somaram o 11.º triunfo na Liga em 12 encontros. Brad Tinsley (12 pontos, cinco assistências e três ressaltos) e Sasa Borovnjak (22 pontos e cinco ressaltos) exibiram-se a grande nível, ajudando a equipa a desbloquear o jogo na segunda parte, e permitiram aos azuis e brancos regressar ao caminho vitorioso no campeonato. Em destaque também estiveram os jovens Francisco Amarante (9 pontos e três assistências) e Vlad Voytso (10 pontos e dois ressaltos), que contribuíram a partir do banco para o triunfo portista.

O FC Porto regressa ao Dragão Arena no próximo domingo, dia 21 de dezembro, para a 13.ª jornada do campeonato. Os Dragões recebem o Terceira Basket a partir das 18h00.

FICHA DE JOGO

ILLIABUM-FC PORTO, 63-84
Liga Portuguesa de Basquetebol, 12.ª jornada
14 de dezembro de 2019
Pavilhão Capitão Adriano Nordeste, em Aveiro

Árbitros: Paulo Marques, Diogo Morais e Hugo Silva

ILLIABUM: Ryan Jones (11), Augusto Sobrinho (15), Javinger Hernandez (8), Kevin Coronel (5) e Rozelle Nix (5)
Suplentes: Airton Fernandes (3), Tiago Nazário, Tiago Tavares (3), Francisco Albergaria, Tiago Patrocínio (1), Pedro Fragoso e Anthony Livingston (12)
Treinador: João Figueiredo

FC PORTO: Brad Tinsley (12), João Soares (3), Preston Purifoy (6), Kayel Locke (11) e Sasa Borovnjak (22)
Suplentes: Vlad Voytso (10), Pedro Pinto (6), João Guerreiro, Francisco Amarante (9), Miguel Queiroz, Keven Gomes (5) e Noah Starkey
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 33-35
Parciais: 17-19, 16-16, 11-27, 19-22

Fonte: fcporto.pt