Basquetebol: Pleno de vitórias e liderança isolada

FC Porto venceu o Lusitânia, nos Açores, por 96-75, na quinta jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, mas perdeu Tanner McGrew por lesão.

O FC Porto bateu este sábado o Lusitânia, por 96-75, nos Açores, na quinta jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, somando assim a quinta vitória consecutiva na competição e a sexta vitória da temporada. Os Dragões são agora líderes isolados, com dez pontos, mais um do que Benfica, Sporting e Oliveirense.

O FC Porto dominou o encontro do primeiro ao último minuto: no primeiro período vencia por 30-16 e ao intervalo já tinha uma vantagem de 17 pontos (56-39). No final do terceiro período, o marcador assinalava 78-60 favorável à equipa comandada por Moncho López, que manteve o nível nos derradeiros dez minutos da partida.

Apesar da vitória, o jogo ficou marcado pela lesão de Tanner McGrew: o poste norte-americano embateu contra um colega de equipa ao tentar resgatar um ressalto ofensivo, quando faltavam menos de dois minutos para o intervalo, e saiu gravemente lesionado do lance. Até então, Tanner McGrew já tinha 13 pontos, sete ressaltos e cinco assistências, números que faziam dele o melhor jogador em campo.

Tanner McGrew sofreu uma fratura diafisária da tíbia e perónio da perna esquerda, já confirmada em exames imagiológicos. Ao contrário do que inicialmente aparentava, a fratura não é exposta. O atleta viajará o mais cedo possível para a cidade do Porto, onde será submetido a intervenção cirúrgica.

Na próxima jornada, a sexta, os azuis e brancos recebem o Esgueira, no Dragão Arena (domingo, 16h00, Porto Canal e FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

LUSITÂNIA-FC PORTO, 75-96
Liga Portuguesa de Basquetebol, 5.ª jornada
2 de novembro de 2019
Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo

Árbitros: Nuno Monteiro, Jorge Cabral e António Pereira

LUSITÂNIA: Sérgio Silva (12), Christian Mortellite (8), Shaquille Thomas (25), DJ Foreman (22) e Emondre Rickman (5)
Suplentes: Miguel Freitas, António Moreira, Pedro Rodrigues, Fernando Ferreira (3) e André Terra
Treinador: Pedro Loth

FC PORTO: Brad Tinsley (14), Max Landis (22), Preston Purifoy (12), Tanner McGrew (13) e Sasa Borovnjak (18)
Suplentes: João Soares (2), Pedro Pinto (3), Vlad Voytso (8), Francisco Amarante, Miguel Queiroz (2) e Keven Gomes (2)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 39-56
Parciais: 16-30, 23-26, 21-22, 15-18

Fonte: fcporto.pt