Basquetebol azul e branco soma e segue

FC Porto garantiu este sábado, no pavilhão do Vitória de Guimarães, a sétima vitória em outros tantos jogos para o campeonato (82-78).

O FC Porto venceu este sábado, em Guimarães, o Vitória SC por 82-78, em jogo a contar para a sétima jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. O jogo foi equilibrado, com as duas equipas a assumirem o controlo em diferentes partes da partida, mas os Dragões impuseram-se nos minutos finais e seguem invictos no campeonato.

Os adeptos que estiveram nas bancadas do Pavilhão Unidade Vimaranense viram um arranque de partida frenético, com as duas equipas a entrarem em campo muito ofensivas. Prova disso era o resultado no final dos primeiros dez minutos: 30-24 a favorecer os Dragões, com Max Landis (18 pontos) em grande destaque. O Vitória de Guimarães reagiu no segundo quarto, alcançando mesmo a liderança por duas vezes, mas foi o FC Porto a ir para os balneários com um ponto de vantagem (42-41).

Os azuis e brancos descolaram no terceiro período e conseguiram alcançar a maior liderança em toda a partida (12 pontos), e os 11 pontos de vantagem à entrada para último quarto davam confiança aos comandados por Moncho López. Contudo, o triunfo apenas seria confirmado nos instantes finais, graças à remontada dos vimaranenses, que voltaram a assumir a liderança. A dois minutos do fim, o FC Porto voltou a colocar o pé no acelerador e nunca mais olhou para trás.

Max Landis voltou a ser o atirador de serviço dos azuis e brancos, ao conseguir 30 pontos, numa exibição com boas percentagens de lançamento (58 por cento de lançamentos de campo e 57 por cento de lançamentos de três pontos).

“Este pavilhão sempre foi complicado. Há que reconhecer a reação do Vitória, que sempre tentou e chegou a estar na frente perto do final. Acho que jogámos muito bem nos minutos finais, com o Brad Tinsley, o Miguel Queiroz e o Max Landis a assumir. Gostei muito das duas equipas. Fiquei feliz com a vitória, mas não deixa de ser irrelevante, uma vez que ainda estamos numa fase inicial da temporada”, afirmou Moncho López após o encontro.

Os azuis e brancos regressam ao Dragão Arena no próximo sábado, dia 23 de novembro, para a jornada oito da Liga Portuguesa de Basquetebol. O FC Porto recebe o Barreirense a partir das 18h00.

FICHA DE JOGO

VITÓRIA SC-FC PORTO, 78-82
Liga Portuguesa de Basquetebol, 7.ª jornada
16 de novembro de 2019
Pavilhão Unidade Vimaranense, em Guimarães

Árbitros: Luís Lopes, Pedro Lourenço e Diogo Morais

VITÓRIA SC: Marqueze Coleman (14), Ricardo Monteiro (5), Alfred Parish (10), Malcom Druwright (10) e Marko Loncovic (14)
Suplentes: João Soares, Pedro Silva, Carlos Cardoso (10), João Ribeiro (3), Jordan Nobles (3) e Corcontae Berry (9)
Treinador: Carlos Fechas

FC PORTO: Brad Tinsley (11), Max Landis (30), Preston Purifoy (7), Noah Starkey (10) e Sasa Borovnjak (15)
Suplentes: Vlad Voytso, Pedro Pinto, Francisco Amarante, Keven Gomes, João Soares e Miguel Queiroz (9)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 41-42
Parciais: 24-30, 17-12, 10-20, 27-20

Fonte: fcporto.pt